
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está elaborando o Plano Municipal da Mata Atlântica. Os trabalhos, feitos em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e com a empresa contratada Cedro Inteligência Ambiental, precisam da participação da comunidade francisquense nesta primeira etapa. Para participar e contribuir com a construção do diagnóstico, basta responder o questionário.Clique aqui.
O Plano tem como objetivo retratar a realidade do município e orientar ações públicas e privadas no que se refere à situação da Mata Atlântica no território municipal. O resultado da pesquisa será um instrumento que vai reunir e normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica na cidade.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, "o plano trará um diagnóstico atual e preciso das condições da Mata Atlântica, como também irá possibilitar tomadas de decisão para preservação e recuperação de ambientes importantes ao equilíbrio, além da regularização de áreas já impactadas. Além disso, o Plano visa a conciliar o desenvolvimento econômico e social, com o desenvolvimento sustentável.
Saiba mais:
O Bioma Mata Atlântica é considerado um dos mais ricos do planeta, ou seja, com maior biodiversidade, e a segunda maior floresta em extensão do Brasil, constituída de planaltos e serras. É responsável pela produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo; produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; além de proporcionar paisagens cênicas e preservar um patrimônio histórico e cultural imenso. A conservação dos remanescentes de Mata Atlântica e a recuperação da sua vegetação nativa tornam-se fundamentais para o equilíbrio ambiental.