Saúde mental e tecnologia foram os temas de Jairo Bouer na Feira do Livro
Saúde mental e tecnologia foram os temas de Jairo Bouer na Feira do Livro

O terceiro dia da 7ª Feira do Livro de São Francisco do Sul contou com duas palestras do médico especialista em comportamento humano, Jairo Bouer, que abordou assuntos relacionados à saúde mental. Na parte da manhã, a palestra foi ministrada para adolescentes de 13 a 17 anos e, durante a tarde, o evento foi direcionado aos profissionais da saúde. O evento aconteceu no Cine Teatro X de novembro e contou com a abertura realizada pelo coral do Colégio Adventista.
A primeira palestra aconteceu no período da manhã e foi voltada para os estudantes das escolas municipais, com o tema A tecnologia pode influenciar as nossas emoções?, onde o médico abordou questões ligadas ao comportamento, saúde mental e tecnologia. O palestrante apresentou dados sobre as mudanças de comportamento dos jovens associadas ao uso intenso das redes sociais. Jairo Bouer explicou que os adolescentes passam, em média, de 5 a 6 horas fazendo uso da internet e esse uso intensivo tem impactos reais na saúde, como alteração no padrão de sono, ansiedade e cobrança em relação aos padrões impostos nas próprias redes sociais. Jairo Bouer destacou a atenção dos alunos ao assunto relacionado ao evento. Acho que foi muito legal, tivemos uma receptividade muito grande deles, eles ficaram muito atentos durante toda a palestra, salientou.
Durante a tarde, a palestra foi uma capacitação direcionada aos profissionais da área da Saúde do município com o tema Como anda a sua cabeça?. Uma dinâmica foi realizada, e o médico falou de temas importantes como depressão e ansiedade. Bouer destacou a ocorrência da síndrome de burnout, um distúrbio que causa esgotamento mental e é comum entre os profissionais de diversas áreas, incluindo a da saúde. Entre os sintomas estão a agressividade, isolamento e instabilidade emocional.
Jairo Bouer ressaltou também a importância do profissional da saúde estar atento à sua saúde emocional. Falamos sobre como é importante o profissional da saúde cuidar da sua saúde mental, já que ele está lidando com a saúde de outras pessoas, explicou. A enfermeira da unidade de Estratégia Saúde da Família, Jéssica Vargas de Moura, afirma que é muito importante este tipo de ação por parte da Secretaria de Saúde. Eu acho que no momento em que a gente ouve alguém falando sobre aquilo que vivemos diariamente, conseguimos perceber a nossa realidade com outra perspectiva, comentou.