Projeto leva o Esporte de Orientação a alunos de escola municipal de São Francisco do Sul
Projeto leva o Esporte de Orientação a alunos de escola municipal de São Francisco do Sul

No dia 22 de maio deste ano, 86 alunos de 1º e 2º anos da Escola Municipal Dr. Rogério Zattar, no Sandra Regina, realizaram uma atividade especial na aula de educação física. Em comemoração ao Dia Mundial de Orientação (WOD World Orienteering Day), as crianças realizaram o percurso de uma pista de orientação idealizada pela professora Danielle Montemor Picheth.
Na semana passada, Danielle e a diretora da escola Rogério Zattar, Carla Cristiane Moreira Nogueira, junto com o secretário de Educação, Jucélio de Carvalho, estiveram em reunião com o prefeito Renato Gama Lobo para apresentação do projeto Orientação na Escola, que a professora está desenvolvendo com o apoio da Federação Catarinense de Orientação (FCO) e o Clube de Orientação de Joinville (Coville). A ideia é levar o projeto para fora do ambiente escolar, em outros espaços com grama e matas. Mas não há uma definição quanto ao local, porque antes de tudo é preciso ver questões como transporte e segurança das crianças, disse Danielle.
Professora concursada de Educação Física do município de São Francisco do Sul, Danielle tomou contato com o Esporte de Orientação quando esteve na França, entre 2014 e 2018, realizando o seu mestrado em Pesap - Promotion, Éducation pour la Santé,Activités Physiques (Promoção, Educação para a Saúde, Atividades Físicas), nas cidades de Avignon, Montpellier e Narbonne.
Oriunda de uma prática militar, no Esporte de Orientação os atletas usam um mapa detalhado e uma bússola para encontrar pontos em terreno previamente mapeado. Um percurso de Orientação é composto por um ponto de partida, um ponto de chegada e uma série de pontos intermediários numerados, por onde o praticante terá que passar seguindo a sequência determinada no mapa. Ele é realizado em florestas, matas, trilhas, campos e em espaços mais urbanos, e pode ser realizado tantos por crianças, jovens, adultos e pessoas de mais idade, caminhando ou correndo.
Ao retornar para São Francisco do Sul após o término do seu mestrado, Danielle entrou em contato com Amílcare Satler, presidente da FCO, e com o capitão Evandro de Melo Casarin, do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e presidente do Coville, que lhe auxiliaram na continuidade do projeto com sua experiência no tema. Nos dias 3 e 4 de agosto, Danielle participou como atleta filiada ao Coville e à FCO da segunda etapa do 22º CiCOr Circuito Catarinense de Orientação Alles Gutte, na cidade de Timbó, em comemoração aos 150 anos da cidade e aos 80 anos do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau (onde ela participou do Curso de Iniciação à Orientação, realizado em 27 de julho), tendo ficado em segundo lugar na categoria D Master B. Na ocasião, ela recebeu uma homenagem da FCO, com o troféu Destaque WOD 2019, pelo projeto de Orientação realizado na Escola Rogério Zattar.
Para saber mais sobre Esporte de Orientação:
Site da FCO - https://www.oriesc.org.br/home Facebook da FCO - https://www.facebook.com/oriesc/ Facebook do Coville - https://www.facebook.com/profile.php?id=100009196840210 Página Facebook Montemor Nany - https://www.facebook.com/DaniMontemor Instagram - @prof_dani_montemor Página Facebook Escola Rogério Zattar - https://www.facebook.com/escolarogeriozattar/