Mais um dia de festa em São Chico
Mais um dia de festa em São Chico

A 26ª Festa das Tradições da Ilha, que começou na última sexta-feira, dia 25, voltou a reunir um bom público no Centro Histórico de São Francisco do Sul. O evento, que busca evidenciar e valorizar os principais traços culturais locais, está sendo realizado ao longo da Rua Babitonga, no coração do Centro Histórico com muitas atrações nos três pavilhões montados. Ontem um público de oito mil pessoas visitaram a festa que fechou sua programação com show da banda de reggae Iriê, que cantou sucessos dos seus 15 anos de carreira.
Outro destaque foi a apresentação da Banda Guarani que encantou o público com sua performance. A feira de artesanato também tem sido um dos locais mais visitados, onde os artesãos francisquenses comercializam sua arte. É o caso de Lenise Cristina Rocha Marques, que está na atividade há dez anos. Sempre gostei de trabalhos manuais e quando eu vi que este lazer poderia se transformar em fonte de renda, não pensei duas vezes. Os espaços cedidos pela Fundação Cultural como os quiosques que ficam no Centro durante todo o ano e a própria Festilha são fundamentais. Graças a este suporte tenho encomendas já para o ano inteiro, comemorou a artesã que usa jornal como matéria-prima.
Para o diretor da Fundação Cultural, Daia Carvalho, a presença dos artesãos é mais que um dos atrativos da festa. Acredito que o mais importante desta atividade é o saber fazer, é o conhecimento sobre a arte de transformar papel, concha, tecido, entre outros materiais, em lindas peças. E graças a este saber fazer, perpetuamos a cultura da nossa cidade.
E a festa continua neste domingo. Logo mais tem show nacional do grupo Raça Negra, às 23 horas. Até o encerramento da Festilha, a expectativa é de que mais de 25 mil pessoas passem pelas atrações da festa. Um evento para toda a família e que já faz parte da história de São Francisco do Sul. A cidade faz aniversário e o presente é para francisquenses e visitantes que contam com esses três dias de festa. E mais, ganha a história do município que tem suas riquezas culturais evidenciadas e presentes na memória das pessoas, frisou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.