Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça completa sete anos
Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça completa sete anos

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) completa, nesta quinta-feira (04), sete anos de atividades. De novembro a junho deste ano, mais de 62 mil atendimentos foram contabilizados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pela gestão da UPA 24h e do Hospital desde outubro de 2018. O foco continua sendo na qualidade do serviço e no tratamento e cuidado da população francisquense.
De acordo com o prefeito Renato Gama Lobo, a intenção é sempre evoluir. Estamos seguindo nesta caminhada com esmero e honestidade com o dinheiro público. O objetivo é investir e buscar, a cada dia, uma saúde cada vez melhor e de qualidade para os nossos munícipes, ressalta. Ainda de acordo com o prefeito, neste semestre serão apresentadas novidades no atendimento da saúde.Além do foco em qualidade, queremos também uma saúde mais moderna. A novidade da vez é a integração do prontuário do hospital e da UPA com a atenção básica, para que os profissionais possam atender melhor a população.
Desde 2017, a saúde francisquense apresentou modificações positivas. Entre elas, a adequação e reabertura da ala de internação, farmácia 24h na UPA, adoção de protocolos clínicos, abertura de laboratório interno de análises clínicas, integração do sistema entre Hospital e UPA, abertura de atendimentos para exames radiológicos dirigidos a pacientes da atenção básica e a reativação da radiologia na UPA.
Para a diretora do Hospital, Clemência Souza, o INDSH continua implementando práticas e ações com o intuito de melhorar cada vez mais o atendimento prestado à população de São Francisco do Sul. Desde outubro, foram realizados treinamentos para os profissionais, cursos de gestantes, implantação de projetos de humanização, além da criação da comissão de gerenciamento de risco. Às ações que implantamos são significativas. Viemos para somar e qualificar, o que se reflete diretamente no nosso índice de satisfação, que está em 90,81% no Hospital e 87,38% na UPA, afirma.
Além dos benefícios voltados à saúde, o Hospital e a UPA ainda contam com a geração de empregos, um total de 170 famílias. No HMMNSG, são 139 colaboradores, dos quais 55 são técnicos de enfermagem e 15 enfermeiros. Na UPA, o efetivo é de 44 colaboradores, dos quais 16 são técnicos de enfermagem e quatro enfermeiros. No total, 50 médicos atuam nas duas unidades de saúde administradas pelo INDSH.