Como denunciar casos de fraude no Bolsa Família

Como denunciar casos de fraude no Bolsa Família

Publicado: 09/05/2019 14:58:24
Compartilhe:

O Bolsa Família foi criado em 2003 para atender famílias em condições de extrema pobreza. Para se enquadrar e receber o benefício é necessário preencher alguns requisitos, como, por exemplo, comprovar que a família recebe, por pessoa, uma renda mensal de até R$ 178. No entanto, em uma auditoria da Controladoria-geral da União (CGU), em 2018, foram descobertas fraudes em quase 350 mil cadastros no país.

De acordo com o gestor do Bolsa Família e Cadastro Único de SFS, Fábio da Costa, existem quatro irregularidades mais comuns em todo o país. “Omissão de pessoas que possuem renda na casa, declarar pessoas que não moram na residência para diminuir a renda per capita, não declarar pessoas que moram na residência e omitir a renda recebida mensalmente”, afirma.

Para denunciar casos de fraude em São Francisco do Sul, o munícipe deverá preencher um formulário, que poderá ser feito de forma anônima, e encaminhar para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua região. Outra forma é por meio da Ouvidoria do município, por meio do telefone 3471-2294, pelo formulário(clique aqui)ou pelo e-mail ouvidoria@saofranciscodosulsc.gov.br.

O que é preciso para denunciar uma fraude no Bolsa Família?

Para apresentar uma reclamação sobre uma possível irregularidade no recebimento do Bolsa Famíliaé preciso ter em mãos algumas informações de alguma pessoa da família. As mais importantes para a identificação da família irregular são:

Número do NIS(principal);

Nome completo da pessoa;

Número do CPF;

Data de nascimento;

Nome completo da mãe ou do pai;

Número do Título de Eleitor ou da Carteira de Trabalho;

Endereço da família.

O número do NIS é a principal ferramenta de identificação, tendo o mesmo não é necessário os outros dados. Quanto não tiver o NIS em mãos, deverá ter o nome completo da pessoa e, pelo menos, outros dois dos dados acima. Caso não tenha esses dados, é muito difícil de se localizar a família e sua denúncia poderá ser em vão.

Categorias