Ciclista veterano de Brusque vence etapa do catarinense na Praia do Ervino
Ciclista veterano de Brusque vence etapa do catarinense na Praia do Ervino

Divididos em 16 categorias, 150 atletas dos três estados do sul do país participaram, na manhã deste domingo (13), da 8ª etapa do Campeonato Catarinense de Ciclismo, válida para o ranking estadual e que foi disputada na Rodovia Hipólito Arzua (Estrada Geral da Gamboa), na Praia do Ervino, com largada e chegada na Avenida Caramuru. Na categoria Elite, a principal em disputa, o vencedor foi o ciclista de Brusque, Leandro Bruns, que completou o percurso de 90km (cinco voltas) em 2h36min05seg, desgarrado, bem à frente do pelotão.
A prova teve bom público que acompanhou de perto os ciclistas na Avenida Caramuru, moradores como o aposentado Guido Weinfürter, natural de Pomerode, que há 25 anos tem casa no balneário e que assistiu de perto a movimentação antes da largada, às 9h. É um atrativo diferente, uma competição como essa movimenta o Ervino, disse ele.
Dois incidentes foram registrados durante a corrida. No retorno da segunda volta, o ciclista Vinicius Carvalho, de Paranaguá, estava no fundo do pelotão quando acabou perdendo o controle na areia com brita num trecho à beira do acostamento próximo à Gamboa, derrapando e caindo na grama ao lado da estrada. Com alguns esfolados, ele recebeu auxílio de dois retardatários e prosseguiu na competição. Menos sorte teve o atleta juvenil Johnata Benjamin Seabra, da equipe do Instituto Priscila Zanete, de Joinville, que bateu na traseira de uma caminhonete perto de uma lombada no trecho final e teve fratura na clavícula. Levado imediatamente de ambulância para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça, ele foi atendido e, no meio da tarde, transferido para Joinville.
Um dos favoritos da competição, o ciclista Wolfgang Hipólito, 19 anos, da equipe do Avaí de Florianópolis, campeão brasileiro de pista (velódromo), do campeonato argentino por equipes e do último JASC, chegou em segundo ao liderar o sprint no pelotão poucos minutos depois do vencedor Leandro Bruns. O terceiro colocado foi Fernando da Silva Moraes, de Foz do Iguaçu. Escapei na metade da prova, fui ajudado por alguns amigos da categoria master na fuga, e depois sobrei. Acho que tive um pouco de sorte de o pessoal pensar que não conseguiria me manter à frente sozinho, afirmou o ciclista de Brusque de 38 anos, um veterano que começou tarde no esporte, somente aos 27 anos. Foi uma prova dura, com bastante vento na volta do percurso e depois o sol abriu forte no final. Mas é bom competir aqui, o trecho é bom, o asfalto é bem liso, disse.
Treze francisquenses participaram da prova: Flavio Silva (categoria Master B1 - de 40 a 44 anos), José Eduardo da Silva Lemos e Salvio Kormann (Master B2 - de 45 a 49 anos), Juarez Pereira dos Santos (Master C2 - de 55 a 59 anos), Odacio Lima (Master D - acima de 60 anos), Artur Rodrigo Lemos (Mountain Bike 1), Adenilson José Oliveira da Silveira, José Edilberto Ramos de Lima, Tiago Gagliarello, Volmir Garcia dos Santos (Mountain Bike 2) e, no feminino, Daviane Maira Gazola, Letica Semin e Sara Regina dos Santos Mundt.
Organizada pela Federação Catarinense de Ciclismo, a 8ª etapa do Campeonato Catarinense teve apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, e colaboração da Polícia Militar de Santa Catarina, da Polícia Rodoviária Estadual e Departamento Municipal de Trânsito (Demtran).