
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente adquiriu os equipamentos necessários para a montagem de uma sala cirúrgica para castração no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) de São Francisco do Sul. Ao todo, foram comprados um monitor cardíaco, um desfibrilador, um equipamento de oxigênio, um aspirador, um dosador para anestésico inalatório e um foco cirúrgico. No momento, o local é apenas utilizado como ambulatório, para pequenos procedimentos e tratamentos nos animais que chegam ao Centro.
O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, explica que agora é preciso aguardar a homologação do centro cirúrgico, feita pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC). Foram comprados os equipamentos necessários e toda a estrutura da sala está pronta, agora só falta o Conselho averiguar e ver se está tudo adequado. Estamos buscando trabalhar cada vez mais para melhorar o bem-estar dos nossos animais, ressalta.
Para a realização das castrações, será feito um cadastro, disponível para animais de famílias de baixa renda, animais de rua e animais comunitários. De acordo com a veterinária do CBEA, Luciana Vargas Santana, junto com a homologação da sala cirúrgica, também está em fase de aprovação o programa de guarda responsável, com o objetivo de conscientizar a população. O programa será aplicado nas escolas, além da cartilha de bem-estar animal para cada responsável do animal que receber a castração, complementa.